sexta-feira, 8 de outubro de 2010

ESCOLA ESTADUAL LUIZ GONZAGA BASTOS


ESCOLA ESTADUAL LUIZ GONZAGA BASTOS

O CARÁTER EM 1º LUGAR

O QUE VOCÊ FAZ DIARIAMENTE, DETERMINA O QUE VOCÊ SE TORNA PERMANENTEMENTE ”

(Mike Murdok)

ESCOLA ESTADUAL LUIZ GONZAGA BASTOS, EXPÕE SEU PROJETO PARA A COMUNIDADE

O pátio cheio, o agito nas dependências da escola, avisam que o Projeto “Eu economizo água, Tu preservas o verde, Ele(a) faz reciclagem, Nós salvaremos o planeta”, já começou. Uma amostra de tudo que a escola está produzindo com os alunos nas aulas para ser representando na comunidade e na culminância do Projeto com o evento anual “CULTURARTE” com a programação de estandes com as ações realizadas, apresentações teatrais e práticas, coreografias, desfiles, concursos, brincadeiras. Tudo isso discutido e trabalhado entre alunos e professores. O tradicional evento CULTURARTE promovido pela E.E. Luiz Gonzaga Bastos, vai para sua terceira apresentação que evoluiu para atender questões ambientais, envolvendo diversas áreas de conhecimento.

Durante o processo acontecem diversas ações ecológicas, envolvendo todos os anos em todas as disciplinas com mini projetos:

  • Palestras sobre temas relevantes para pais e alunos;

  • Blitz educativa, com uma passeata pelo bairo escolar e centro da cidade, e distribuição de mudas à comunidade na praça da prefeitura;

  • Recuperação de nascentes;

  • Horta medicinal;

  • Divulgação do projeto em contas de água, faixas e rádios;

  • Mini projeto “PALCO ECOLÓGICO” fazer um palco utilizando garrafas pet;

  • Mini projeto “O LUXO DO LIXO”enfeitar o muro da escola com tampinhas de garrafa pet;

  • Mini projeto”MÓVEIS ECOLÓGICOS” fazer móveis utilizando garrafa pet;

  • Estudo da planta “citronela” e fabricação do repelente natural;

Pais, familiares e moradores prestigiam o Projeto educativo ambiental, aguardando com ansiedade e empolgação e ajudando nas ações realizadas, que contribuem cada vez mais para um conhecimento amplo dos nossos alunos.

A E.E. Luiz Gonzaga Bastos tem orgulho em desenvolver nos estudantes, habilidades e competências que permitam o desenvolvimento dos valores cidadãos, da consciência da necessidade de preservação ao meio ambiente, pois acreditamos que:

o processo educativo deve ter como objetivo centrar-se na busca do desenvolvimento integral dos estudantes. Contribuir para a formação do homem em sua plenitude é trabalhar dentro das habilidades e competências articuladas aos fatos, conceitos, teorias e princípios de cada disciplina, bem como a contextualização, e a integração dos conteúdos numa proposta interdisciplinar e que o trabalho pedagógico com a questão ambiental deve procurar desenvolver nos estudantes atitudes e posturas éticas assim como o domminio de procedimentos. A aprendizagem de conceitos é fundamental, mas deve star interligada a diferentes formas de atuar e de adequar práticas e valores já que o ambiente é também construção humana sujeito a mudanças de ordem natural e social.” (Revista Semeando Diálogos 2010).

Esta é a certeza de que o nosso trabalho esta sendo bem conduzido e de que vale a pena contribuir para a formação de cada aluno, lutando por uma educação de qualidade.

Adenizia Geralda de Andrade Souza

Supervisora Pedagógica


Nenhum comentário:

Postar um comentário